O stress, por si só, não é uma doença, mas pode estar na origem de doenças laborais, como é o caso do burnout. O que é certo é que este problema faz parte do contexto laboral da atualidade. Mais, este é um problema que veio para ficar. Por isso mesmo é que se torna tão importante conhecer as suas causas e aprender a combatê-las e evitá-las.
O tema do stress no ambiente de trabalho é um assunto muito falado. E, ao contrário do que se possa pensar, o assunto é sério. Esta é uma das principais causas de doenças relacionadas com o trabalho dentro da União Europeia.
A melhor forma de evitar este problema passa por conhecê-lo. É por isto mesmo que se torna importante saber quais as principais causas do stress no trabalho. Mas, antes de mais, importante entender este problema.
No fundo – e dito de uma forma simples – o stress no trabalho pode definir-se como o conjunto de reações emocionais, cognitivas, comportamentais e fisiológicas a certos aspetos negativos do ambiente profissional.
O stress é um problema que atinge grande parte da população ativa e cujos efeitos podem afetar gravemente a vida pessoal e profissional de quem sofre deste problema. Saber gerir o stress tornou-se numa competência essencial para quem quer manter a sua qualidade de vida, independentemente das circunstância com que é confrontado no dia a dia.
A formação de Gestão do Stress pretende habilitar os formandos da compreensão dos mecanismos do stress, avaliando e modificando o seu modo pessoal de resposta aos desafios do quotidiano, graças à aplicação de técnicas de redução da tensão nervosa e de programação positiva para a excelência.
A formação de Gestão do Stress tem como objetivo dotar os formandos das seguintes capacidades:
A formação de Gestão do Stress destina-se a todos os colaboradores que necessitem de gerir de forma inteligente o stress e ao público no seu geral.
Não existem pré-requisitos para a formação de Gestão do Stress.
A formação de Gestão do Stress utiliza diversas metodologias que se complementam, de forma a tornar este curso mais completo. Os formandos vão ser expostos a metodologias expositivas, interrogativas, demonstrativas e ativas.
Para ver os conteúdos desta formação por favor preencha o formulário.
Sinais de stress:
Sintomas físicos, cognitivo e emocionais de stress:
INFORMAÇÕES ÚTEIS