Formação de Gestão da Qualidade

25 horas

sob consulta

Certificado de Formação Profissional

Descrição

A satisfação dos clientes e a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços é um dos maiores desafios para as empresas. Assegurar a qualidade deve ser uma das prioridades em qualquer negócio.

A formação de Gestão da Qualidade vai dotar os formandos das competências necessárias para conseguirem fazer uma correta administração desta parte essencial das empresas. Esta formação apresenta soluções direcionadas para o setor específico de atividade em causa.

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Objetivo

A formação de Gestão da Qualidade tem como objetivos os seguintes pontos:

  • Explicar e reconhecer a importância dos sistemas de gestão da qualidade como elemento diferenciador de uma organização;
  • Identificar os princípios de gestão da qualidade;
  • Identificar potenciais necessidades de adaptação a questões da qualidade ao setor específico de atividade.

Destinatários

A formação de Gestão da Qualidade destina-se a diretores, técnicos da qualidade e responsáveis pelos projetos de implementação de Sistema de Gestão da Qualidade e, ainda, de uma forma geral, a todos os interessados na temática da Qualidade.

Pré-requisitos

Não existem pré-requisitos para a Formação de Gestão da Qualidade.

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Conteúdos da Formação

Gestão da qualidade, conceito e evolução histórica

Função qualidade, controlo da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade

  • O Sistema Português da Qualidade;
  • Normalização – normas de âmbito nacional, europeu e internacional;
  • Metrologia – a exatidão das medições realizadas;
  • Qualificação – acreditação e certificação;
  • Relação entre os sistemas de gestão da qualidade e os modelos de excelência;
  • Aspetos transversais aos sistemas de gestão da qualidade;
  • Princípios de gestão da qualidade;
  • Requisitos dos sistemas de gestão da qualidade e requisitos dos produtos;
  • Desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão da qualidade;
  • Abordagem por processos: a metodologia PDCA;
  • Política da qualidade e objetivos da qualidade;
  • Papel da gestão de topo no âmbito do sistema de gestão da qualidade;
  • Motivação para a qualidade;
  • Documentação do sistema de gestão da qualidade;
  • Monitorização e mediação;
  • Avaliação dos sistemas de gestão da qualidade;

Ferramentas da qualidade

Custos da qualidade

Melhoria contínua

Compatibilidade com outros sistemas de gestão e sua integração

Questões da qualidade adaptadas a um setor da qualidade